Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Análise do quotidiano, da nossa vida, dos nossos dias, da actualidade e afins... sem filtros e sem preconceitos. Um destes dias iremos ter receitas também...E frase do dia e essas coisas...
Para lá do Marão, mandam os que lá estão. E se os que lá estão decidiram que hoje é dia de dar o pito. Que assim seja pois, cá estamos para o receber com todo o gosto.
É oficial! Hoje é o dia de dar o pito....em Vila Real.
Quem não gosta de um saboroso pito? O Sr. Manuel Alves, um local escolhido ao acaso, após comprar pito para oferecer à família afirma: "São eles que vão avaliar a qualidade do pito porque já conhecem melhor a tradição do que eu". Já a D. Susana, produtora de pito, relata: "Gostava de pitos e gostava muito de uns pitos que comia quando era criança...".
E tudo isto às claras de Santa Luzia, no dia que celebra a mesma 13 de Dezembro.
Pela minha terra, o festejo é idêntico. Na freguesia de Santa Luzia, na capela de Santa Luzia, trocam-se sardões e passarinhas. Os jovens rapazes oferecem à rapariga de quem gostam o seu sardão e esperam receber de volta a passarinha da moça, num sinal de amor retribuído e comprometimento futuro.
É caso para dizer, botai os olhinhos nestas belas tradições...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.